ILHA DAS PEDRAS BRANCAS

       Está localizada no Rio Guaíba, a 2,2 km da cidade de Guaíba e 2,5 km de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.
      Tem 100 metros de comprimento e 60 de largura, conta com gigantescas rochas graníticas, árvores, arbustos, cactus e flores, além das ruínas da 4ª Casa de Pólvora de Porto Alegre (1857) e do presídio de segurança máxima instalado no local (1956).
      É este patrimônio ambiental e histórico que a Associação Amigos do Meio Ambiente o Movimento Pró-Cultura de Guaíba e a Prefeitura Municipal de Guaíba buscam preservar, através de visitas guiadas, mutirões de limpeza, palestras e construção de propostas para a manter viva a ilha.

Imagem de satélite da Ilha das Pedras Brancas - Data: 21/02/2010
Imagem aérea da Ilha
Mapa de localização da Ilha


Informações Ambientais

Geologia

Geólogo Glaucus Vinicius Biasetto Ribeiro

Situada no Lago Guaíba, numa posição eqüidistante entre a cidade de Guaíba, a oeste, e a zona sul de Porto Alegre (Bairro Tristeza), a leste, a Ilha das Pedras Brancas apresenta uma forma levemente elíptica com seu eixo maior orientado segundo a direção N40°E, concordante com o sistema de falhamentos regional do Escudo Sulriograndense e possui cerca de 6.000 m².
   A grande peculiaridade desta minúscula ilha são as rochas que a compõem. Diferentemente de todas as demais ilhas do lago que integram o delta do rio Jacuí e que são formadas por sedimentos flúvio-lacustres recentes (areias, siltes e argilas), a ilha das Pedras Brancas é formada por um conjunto de afloramentos em forma de lajeados e matacões de rocha ígnea plutônica (formada a partir do lento resfriamento do magma em grandes profundidades), neste caso rocha granítica. Esses afloramentos foram moldados, ao longo do tempo, pela ação do intemperismo (conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que causam a desagregação das rochas) e pelas várias transgressões e regressões (“subidas e descidas”) do mar ocorridas na porção leste do Estado do Rio Grande do Sul.
   Estas rochas são muito antigas, remontando a épocas geológicas em que o homem não habitava o planeta, entre 500-560 milhões de anos, muito anteriores inclusive a formação do próprio lago Guaíba, ocorrida a partir do último milhão de anos de nossa história geológica, no período Quaternário, da Era Cenozóica.
   Tecnicamente, a rocha aflorante é um sienogranito equigranular médio, de coloração rósea, com textura fanerítica (grãos minerais visíveis a olho nu), composto por feldspato alcalino, quartzo e biotita, pertencente à Suíte Granítica Dom Feliciano, gerada no Proterozóico Superior (ver mapa geológico).


Figura 1: Mapa geológico da região do lago Guaíba.


Fauna e Flora

 Eng. Ambiental Eduardo Raguse Quadros
Bióloga Naieth Baggio Silva

Na época em que funcionava o presídio (décadas de 60 e 70) a ilha era mantida com pouca vegetação para uma melhor visibilidade dos guardas. Com a desativação do presídio (em 1983) não houve mais intervenções humanas que impedissem o crescimento da flora local. Hoje, a ilha encontra-se densamente vegetada o que demonstra a capacidade de auto-regeneração dos ambientes naturais. Na ilha encontramos espécies imunes ao corte como Figueiras e Corticeiras-do-Banhado (conforme Art. 33 da Lei Estadual nº 9.519/92), espécies que produzem frutos comestíveis como a Arumbéva e a Tuna, além de muitas espécies de briófitas, pteridófitas e líquens que cobrem as rochas.
A ilha abriga avifauna variada sendo possível avistar Garças-brancas, Bem-te-vis, Biguás, Urubus-cabeça-preta, entre outros. Possui também grande variedade de insetos como aracnídeos, coleópteros (joaninhas, cascudos), lepidópteros (borboletas), hymenópteros (abelhas) etc. Existem também pequenos anfíbios e pequenos répteis como lagartixas, porém não foram encontradas unidades quantitativas para caracterizar uma população. Na ilha há apenas a presença de morcegos como representantes dos mamíferos, não foram encontrados vestigios de roedores nem outros mamiferos que poderiam habitar esse ecossistema.
Trata-se, portanto, de uma ilha com características únicas tanto no aspecto geológico, como quanto ao pequeno e singular ecossistema desenvolvido em seu território, além das lindas paisagens que podem ser observadas da ilha.

Líquen Crostoso  

  Arumbéva (Opuntia vulgaris)   

   Tuna (Cereus peruvianus)

 Coleóptero (família coccinellidae)
                                  
Urubu-cabeça-preta (Coragyps atratus)